7 Verdades sobre o uso do absorvente íntimo

Absorvente íntimo: 7 dicas

Alguns mitos e verdades sobre o uso do absorvente íntimo, é o que vou comentar nesse post, atendendo a sugestões de vocês enviadas nos stories do meu Instagram.

👩🏻‍⚕️Este pode ser um companheiro mensal da mulher: íntimo _ para a maioria, menos incômodo_, mais apropriado que o absorvente comum para quem pratica atividade física regular ou frequenta piscina e praia, enfim, traz algumas vantagens para quem se adapta ao formato e toma certos cuidados.

Como escolher o tamanho do absorvente íntimo?

O critério é a intensidade do fluxo, uma vez que o tampão é feito para absorver o fluxo menstrual. Quem tem sangramento mais abundante deve optar pelo “super”, já se você tem pouco fluxo, talvez o mini seja o ideal.

🚫Não é o tamanho da vulva que determina a escolha do tamanho do absorvente! Aliás, a vagina tem elasticidade para se adaptar ao formato do produto. Todavia, se sentir algum incômodo, precisa verificar se inseriu corretamente pois, geralmente, não causa desconforto.

Absorvente íntimo
O tamanho do absorvente íntimo depende do fluxo menstrual

😴E durante o sono?

É possível ficar com o mesmo absorvente por até oito horas. Se costuma dormir dez horas ou mais, melhor optar por um absorvente externo. 

🙄Existe o risco de vazar?

Sim, se você tiver um ciclo abundante e escolher um tamanho insuficiente ou, mesmo que use o super e permaneça com o mesmo absorvente por mais de quatro horas. 

👩🏻‍⚕️Por que não é bom ficar com o absorvente por mais tempo?

O algodão absorve o fluxo mas, se esse sangue ficar parado ali por um tempo prolongado (mais de oito horas), existe o risco do crescimento de bactérias capazes de alterar a flora vaginal, causando infecções. 

🚫Se esquecer … 

Se esquecer de retirá-lo por vários dias, a mulher corre o risco de inflamações também no útero e nas trompas. Nos casos mais graves, a bactéria pode atingir a corrente sanguínea, causando infecção generalizada.

🤔Quem tem DIU pode usar  absorvente íntimo?

Sim. Eles ocupam espaços diferentes: o dispositivo anticoncepcional é inserido pelo ginecologista dentro do útero, e o absorvente fica na vagina.

😮O que fazer se a cordinha sumir?

Não há perigo de o absorvente se perder dentro do corpo. Nesse caso, faça uma pinça com os dedos para puxar. Se não der certo, vá ao seu ginecologista!

Estas são algumas dúvidas comuns sobre o uso do absorvente íntimo. Espero ter esclarecido. Se quer estar bem-informada sobre saúde feminina, continue aqui!

Trarei sempre novas postagens sobre ginecologia, obstetrícia, sexualidade e assuntos referentes à saúde da mulher!

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Outras postagens:
CRM 119774/ RQE 62635
© Todos os direitos reservados - 2021 | Webdesign: Escrita Médica