Do pré-natal aos 2 anos, os primeiros 1000 dias

Pré-natal

Mesmo antes do pré-natal, a concepção de um ser humano envolve diversos  fatores. Como são os primeiros 1000 dias de vida deste ser? Eles incluem 270 dias da gestação, 365 do primeiro ano de vida e mais 365 dias do segundo.

Além da prática em obstetrícia, quando meu filho completou 1000 dias, refleti ainda mais sobre todo esse período cheio de emoções conflitantes, cuidados e novidades a cada momento.⠀

Tudo começa no pré-natal 

Do pré-natal aos 2 anos
Do pré-natal aos 2 anos, os 1000 dias de vida

Quando um casal decide engravidar, geralmente após muitas reflexões sobre trabalho, casamento, vida financeira, os dois passam a prestar mais atenção à própria saúde. Pelo menos, deveria ser assim. Por quê?

Porque no momento da fecundação, a forma física dos pais pode influenciar na saúde saúde do feto ao longo da gravidez , e desta criança, no futuro. 

Sabia que existem trabalhos associando pais com excesso de peso à geração de bebês com risco aumentado de, na vida adulta, terem maior resistência à insulina?! Além disso, pais obesos tendem a ter filhos obesos. E estes são apenas alguns aspectos do impacto que a saúde dos pais causa na prole por um bom tempo.

A alimentação do casal, e principalmente da gestante, acaba sendo revista já que que algumas vitaminas são importantes na formação de um bebê. Pois é, a partir daí, tudo que o casal fizer ou deixar de fazer surtirá efeito na saúde do feto e da criança posteriormente. Quanta responsabilidade, não?!

Porque o pré-natal requer tanta atenção ⠀

Em razão disso tudo, o período pré-concepcional e o pré-natal são tão importantes, é quando o óvulo e espermatozoide têm sua carga genética escolhida. E, neste post, é sobre isto que vou tratar.

Aqui vão algumas recomendações para o pré-natal:⠀

  • Procure um obstetra que oriente sobre vitaminas. Se necessário, ele encaminhará você a uma nutricionista;⠀
  • Período para atualizar carteirinha de vacinação;⠀
  • Manter, adequar ou iniciar atividades físicas;⠀
  • Se tem doenças pré-existentes (LUPUS, ARTRITE REUMATOIDE, TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS, DISTÚRBIOS DE TIREOIDE, CARDIOPATIAS, entre outras) converse com obstetra especializado e seu clínico sobre o melhor momento para engravidar, uso dos medicamentos mais adequados ao período.⠀
  • Se tabagista, repense esse hábito. O fumo pode piorar qualidade de esperma, gerar fetos pequenos, levar a parto prematuro, e, em predispor crianças a doenças respiratórias.⠀
  • Reveja seu peso.⠀

Gostou das informações? Embarque conosco nessa viagem dos 1000 dias. A cada postagem, uma nova etapa da aventura de ser mãe. Teremos muitos assuntos para conversar por aqui. 👶🏻👶🏿👶🏼⠀

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Outras postagens:
CRM 119774/ RQE 62635
© Todos os direitos reservados - 2021 | Webdesign: Escrita Médica