Ginecologia preventiva: Como você quer estar daqui a 20 anos?

Ginecologia preventiva

Acredito demais numa ginecologia preventiva. Já pensou em como os exames de prevenção, os chamados check-ups, podem mudar nosso futuro? Quanto mais estivermos à frente dos problemas, mais fácil tratá-los. Dessa forma, podemos mudar hábitos prejudiciais a tempo e vivermos com mais qualidade de vida.

Em se tratando de saúde feminina, a depender da idade da mulher, há exames fundamentais a serem realizados periodicamente, a fim de garantir a saúde e, caso sejam detectadas alterações significativas, são tratadas precocemente, o que é sempre melhor!

Ginecologia preventiva: detectar precocemente é sempre melhor 

Ginecologia preventiva
Ginecologia preventiva é a melhor forma de manter a saúde da mulher

Sabemos que a mamografia e o Papanicolau são exames que identificam lesões pré-malignas e lesões malignas iniciais e, com os tratamentos atuais, a medicina pode levar à cura.

  • No caso da mamografia, a recomendação é que seja realizada a partir dos 40 anos de idade. Já o Papanicolau deve ser colhido anualmente por toda mulher após iniciada a vida sexual.⠀
  • Exames de colesterol, glicemias, pressão, urina, entre outros laboratoriais, em que havendo alterações, podemos recomendar a mudança na dieta e no estilo de vida, evitando o uso de medicamentos e otimizando prognósticos.
  • Exames como ultrassom e o exame clínico pela ginecologista durante a consulta anual ajudam na preservação do aparelho reprodutor feminino, pois, havendo pólipos, cistos, miomas ou  outras queixas referentes a ciclo menstrual, método contraceptivo, humor, higiene íntima, relação sexual, libido, serão prontamente avaliadas e, se for o caso, tratadas, a fim de preservar a fertilidade  e possibilitar futuras gestações.

Os números confirmam a importância da ginecologia preventiva 

Cânceres ginecológicos atingem mais de 30 mil brasileiras por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer, INCA.⠀

Os tumores podem acometer vulva, vagina, colo do útero, corpo do útero (endométrio) e ovários.⠀

Em 2020, o Inca estimou 16.590 casos novos. Tanto a vacinação como a realização do exame Papanicolau são ações preventivas complementares desse tipo de câncer, o terceiro tumor mais frequente em mulheres e o quarto em causa de morte no país.⠀

Você já fez seus exames preventivos? É sempre tempo!⠀

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Outras postagens:
CRM 119774/ RQE 62635
© Todos os direitos reservados - 2021 | Webdesign: Escrita Médica